É possível trocar o vinil por azulejo?


"Tenho uma piscinas revestida com vinil. É possível trocar o vinil por azulejo?"


Muitas pessoas entram em contato com a Campestre Piscinas desejando uma resposta para essa mesma dúvida.

Para responder a essa pergunta precisamos pensar um pouco sobre algumas questões importantes e ver como nossa equipe de especialistas responde a essas perguntas:
  • Por que tantas pessoas desejam trocar o revestimento de vinil por azulejo?
    • Os principais motivos citados pelos clientes que nos procuram são:
      • Não gostei do acabamento;
      • O revestimento fura com muita facilidade;
      • O vinil está desbotado;
      • Não consigo instalar o tipo de aquecimento que desejo porque o vinil não suporta;
      • O tratamento e a manutenção exigem o máximo de cuidado pois o vinil pode manchar, desbotar, arranhar ou rasgar;
      • O vinil está cheio de rugas;
      • A estrutura está com infiltrações e o vinil se desloca causando rugas e desprendimento da borda;
       
  • Por que o construtor fala para o cliente que se ele não gostar do vinil ele pode trocar por azulejo?
    • Na maioria das vezes o cliente deseja uma piscina em concreto armado revestida com azulejos porém como o valor da piscina de vinil é mais baixo ele acaba optando pela piscina de vinil pois para não perder a venda a empresa que oferece vinil argumenta que "Se não ficar satisfeito, depois você pode trocar o vinil por azulejos."

  • Por que o valor de uma piscina de vinil é mais baixo que o valor cobrado por uma piscina de concreto armado revestida com azulejos?
    • Porque a estrutura de uma piscina de vinil é diferente da estrutura de uma piscina de concreto armado revestida com azulejos. A estrutura de uma piscina de vinil é mais simples e menos resistente em relação a estrutura de uma piscina de concreto armado. Além disso o vinil também é mais barato que o azulejo por ser um revestimento com qualidade inferior em termos de durabilidade e que exige manutenção mais "delicada" em comparação ao azulejo.

      • Observe as imagens abaixo e entenda melhor a diferença entre a estrutura de uma piscina de vinil e uma piscina de concreto armado:
    estrutura piscina concreto armado revestida azulejos
    Estrutura de piscina em concreto armado revestida com azulejos
    estrutura piscina alvearia revestida bolsão vinil
    Estrutura de uma piscina em alvenaria revestida com bolsão de vinil
     
  • Por que tantas empresas oferecem o serviço de troca de bolsão de vinil?
    • Porque a durabilidade do vinil é muito inferior em relação ao azulejo. O vinil fura, mancha, rasga, desbota... por isso tantas empresas oferecem o serviço de troca do bolsão.

  • Por que um bolsão de vinil precisa ser trocado em no máximo dez anos de uso enquanto o azulejo que reveste uma piscina de concreto armado dura muito mais do que isso sem grandes necessidades de reparo?
    •  A resistência físico-química do revestimento vinílico é inferior à do revestimento em azulejos  por isso sua durabilidade também é inferior.

  • Por que quando uma piscina de vinil fura ocorre vazamento e quando um azulejo se desprende da piscina de concreto armado ela não vaza?
    • Porque o que impermeabiliza uma piscina de vinil é o próprio revestimento. Sua estrutura não é impermeabilizada. Já em uma piscina de concreto armado revestida com azulejos a estrutura é impermeabilizada por isso, mesmo que um azulejo de desprenda do revestimento, não ocorrerão vazamentos.

Ao ler as respostas de nossos especialistas às questões propostas você percebe que existe uma gama de diferenças entre uma piscina de vinil e uma piscina de concreto armado revestida com azulejos.

Em resumo:
  • É preciso entender que vinil ou azulejo são apenas o revestimento de sua piscina;
  • A resistência físico-química do vinil é inferior a do azulejo;
  • Não é possível instalar todos os tipos de aquecimento em uma piscina de vinil. Também não podemos utilizar todos os tipos de tratamento de maneira convencional, necessitando de adaptações para evitar danos ao revestimento vinílico;
  • A piscina de concreto armado revestida de azulejos aceita todos os tipos de tratamento e aquecimento disponíveis no mercado atualmente;
  • Quando construímos uma piscina em vinil o próprio revestimento é impermeável o que dispensa impermeabilização da estrutura;
  • O azulejo não impermeabiliza a piscina, necessitando de uma camada impermeabilizante na estrutura da piscina;
  • A estrutura de uma piscina de vinil geralmente é executada em alvenaria simples e sem reforços (dependendo do terreno);
  • A estrutura de uma piscina de azulejos geralmente é executada em concreto armado com malha dupla de ferro o que resulta em uma peça monobloco muito mais resistente que a estrutura de uma piscina de vinil;

Feitas todas essas considerações responderemos a pergunta inicial:

É possível trocar o vinil por azulejo?


Não é possível sem que a estrutura da piscina de vinil seja reforçada e impermeabilizada.

Agora pare e faça as contas: somando o valor inicial de sua piscina de vinil mais o valor da reforma (execução de reforço + impermeabilização + aplicação de azulejos + mão de obra)  você terá, para uma piscina reformada, o mesmo valor de uma piscina de concreto armado que você poderia ter escolhido desde o inicio sem ter que se preocupar com grandes reformas posteriores.

Por fim deixamos mais uma pergunta:

Por que é tão menor o numero de pessoas que deseja trocar uma piscina de concreto armado revestida com azulejos por uma piscina de alvenaria revestida com vinil?


Comentários

  1. Ok, e agora? Dá ou não para "transformar a piscina de vinil em azulejo? Alguém faz esse serviço? Vc só me deixou arrependida, mas não deu solução!
    Obrigada,
    Andressa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andressa.

      Tudo vai depender da estrutura da piscina.

      Contate nossa equipe de especialista pelo (11) 2606-5667 ou através de nosso site www.campestrepiscinas.com.br e solicite uma avaliação gratuita.

      Att,
      Pierson Sena

      Excluir
  2. Moro em Niterói/Rj. Vcs tem alguém aqui na região?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Andressa.

      Sim, atendemos toda a região sudeste. Inclusive estamos com algumas obras em andamento no Rio de Janeiro.

      Entre em contato com nossa equipe pelo (11) 2606-5667 ou através de nosso site www.campestrepiscinas.com.br e solicite uma avaliação.

      Att,
      Pierson Sena

      Excluir
  3. Tenho uma dúvida, tenho uma piscina de vinil e esta com alguns furos, a lono soltou inteira, enfim....e você disse que o próprio material, no caso o vinil que é impermeavel, se ele furar teoricamente a tendência é a água ser absolvida?
    No meu caso a água não foi, quer dizer que tem um bom revestimento impermeável???

    Att,

    Denis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Denis,

      No caso de piscinas de vinil não é comum que a estrutura tenha um revestimento impermeável uma vez que o próprio vinil é impermeável. Por isso afirmamos que nessa situação, caso o vinil apresente furos ou rasgos, a água da piscina acaba vazando através da estrutura.
      No seu caso o ideal seria verificar junto ao construtor como sua estrutura foi executada e se ele aplicou algum tipo de impermeabilizante. Aproveite para verificar junto a ele se é possível modificar o revestimento sem precisar alterar a estrutura (aplicar reforços), caso essa seja a sua vontade, e se ele executa tal tarefa.

      De acordo com sua descrição, ficamos curiosos e gostaríamos de saber sobre sua experiência com o vinil. Você poderia os responder?

      Você está utilizando a piscina mesmo com o vinil solto e furado?
      Quanto tempo de uso sua piscina tem para já ter apresentado tais problemas?
      Está contente com o vinil ou pensa em trocar o tipo de revestimento?
      Recomendaria o vinil para outra pessoa?

      Em caso de dúvidas continuamos a sua disposição.

      Att,
      Pierson Sena

      Excluir
  4. Olá tenho uma piscina de vinil a muitos anos e agora quebrou o cano de fundo, com isso estava querendo diminuir o tamanho e colocar azulejo é possível fazer isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cris! Sim é possível mas depende de avaliação do nosso departamento técnico. Por favor, ligue (11) 2606-5667 ou acesse www.campestrepiscinas.com.br e solicite um orçamento.

      Excluir
  5. Vcs atendem em salto -sp interior de São Paulo preciso trocar a minha de vinil por azulejo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Sim, atendemos a Salto, inclusive temos diversas obra na região. Também atendemos a todo estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Sul de Minas e norte do Paraná. Entre em contato com nosso equipe através do telefone (11) 2606-5667 ou acesse www.campestrepiscinas.com.br e solicite um orçamento gratuito.

      Excluir
  6. Minha piscina tb vinil, e após 6 anos de uso apresentou vazamentos. A água infiltra e fica entre a parede e o vinil, daí eu retiro a água com um aspirador de pó que suga água...assim o vinil cola na parede novamente saindo as rugas, de modo que eu posso aspirar...

    Detalhe a água fica lá durante o inverno todo e eu não tiro, logo, não há vazamentos...e vej que a parede é de um cimento bem lisinho..portanto acho coisa de vendedor essa questão que vinil vaza...Vou tiar tudo passar uma camada de permeabilizante e cacar azulejo por cima,,,vamos ver o que dá!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo depende da estrutura da piscina. Mas se sua piscina não vaza, conforme relato, por que você vai aplicar o impermeabilizante? Você chegou a fazer a troca do vinil pelo azulejo? Aplicou impermeabilizante? Nos conte como ficou.

      Excluir
  7. Olá estava vendo que a vantagem do vinil e ficar mais quente com aquecimento solar.QUal a diferença nesse quesito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela. Aqui na Campestre não trabalhamos com aquecimento solar, porém é possível instalar essa forma de aquecimento em qualquer tipo de piscina, inclusive as de vinil e realmente, dependendo da potencia do equipamento e das condições climáticas, sua piscina ficará com a temperatura elevada em relação ao ambiente externo. Sobre ficar mais quente em relação a outros revestimentos, tudo vai depender do grau de condutibilidade térmica do material. O material que conduzir melhor a temperatura precisará de mais aquecimento. A sensação térmica ao toque também depende desse detalhe. Por exemplo, ao tocar em um pedaço de inox temos a sensação de que está mais frio do que ao tocar em um pedaço de madeira. Assim é a diferença entre vinil e azulejo.

      Excluir
    2. Completando a resposta: errei ao escrever, o termo correto é "condutividade térmica".

      Bom, nessa tabela você pode comparar os diferentes materiais em relação ao grau de condutividade: http://www.protolab.com.br/Tabela-Condutividade-Material-Construcao.htm

      Observando que o acabamento do azulejo é semelhante ao vidro podemos considerar que seu grau de condutividade é o mesmo, ou seja, 0,80. O grau de condutividade do vinil é de 0,17. E o da água é de 0,58. Todos abaixo de 1,00, portanto pouco conduzem calor em comparação aos metais que vão de 30,00 a ais de 300,00.

      Sendo assim a diferença está mais na sensação ao toque do que no consumo de energia para elevação e manutenção da temperatura da água.

      Excluir
    3. Eu ainda não entendi... se a piscina fica em solo firme esta impermeabilizada... pq teria que ser em concreto armado isso seria valido para piscinas que fica em cima de prédio e não no solo firme. acredito que o tijolo com colunas e vigas numa caneleta seria o suficiente. Claro que com o reforço em concreto seria bem melhor .... mas achei exagerado duas paredes de tijolos e concreto entre elas.

      Excluir
    4. Olá Teixeira, a estrutura se justifica devido a força de empuxo do solo, cargas incidentes de acabamento e seu peso próprio, para melhores explanações sugiro consultar um engenheiro calculista de estruturas. Um abraço. Att; Eng. Leonardo L. Siqueira.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas