Como limpar a piscina passo a passo



Como limpar a piscina passo a passo





A maioria das pessoas tende a limpar a penas a superfície da piscina removendo folhas, insetos e outros materiais com a peneira, deixando de lado outros detalhes que fazem toda a diferença na hora de nadar em uma piscina com água limpa e tratada.

Por isso preparamos esse material com o passo a passo da limpeza de sua piscina.

É importante seguir a ordem dos passos para que o trabalho leve menos tempo.

Também é de extrema importância que os produtos utilizados para a limpeza e manutenção da água sejam próprios para uso em piscinas.

Veja agora como limpar a piscina passo a passo.

Passo 1: Limpeza da parte externa da piscina (borda, pátio e deck seco)




lipeza piscina deck patio

O vento, a presença de plantas e a circulação de pessoas e animais causa acumulo de sujeira na parte externa da piscina. Por isso comece limpando essa parte, sempre no sentido da borda da piscina para fora a fim de que a sujeira não caia na água.

lembre-se: para a limpeza de cada tipo de material (madeira, mármore, pedras, etc.) existe um produto específico.

Passo 2: Limpeza do Skimmer (coadeira)




limpeza piscina skimmer coadeira

A coadeira ou skimmer é um equipamento que capta constantemente a sujeira da superfície da água. Caso a piscina possua esse equipamento, você deve esvaziar o depósito de sujeira manualmente e mantê-lo sempre limpo.


Passo 3: Limpeza da superfície da água




limpeza superficie agua piscina

Com a ajuda de um cabo telescópico equipado com uma rede na ponta você irá remover os resíduos da superfície da água tais como folhas, insetos, galhos e todos os resíduos que estiverem boiando.


Passo 4: Limpeza do revestimento da piscina




limpeza revestimento azulejo piscina

A limpeza do revestimento da piscina serve para evitar a formação de manchas e o acumulo de algas, fungos e bactérias no mesmo.

Salvo orientação da empresa que construiu/instalou a piscina, utilize apenas escovas macias para a limpeza do revestimento da piscina, indiferente se ele for azulejo, vinil, fibra, pintura epóxi, pedras, madeira, etc.

A utilização de escovas com cerdas metálicas e palha de aço está totalmente descartada sob o risco de danificar permanentemente o revestimento de sua piscina.


Passo 5: Aspiração da piscina




aspiracao limpeza piscina

Após realizar a limpeza do revestimento, aguarde alguns instantes para que a água da piscina fique calma e a sujeira decante no fundo da piscina.

Conecte a mangueira ao dispositivo de aspiração. Certifique-se de que a mangueira está totalmente submersa e que não há ar em seu interior. Outro detalhe importante é que apenas o dispositivo de aspiração deve estar acionado, devendo todos os outros da mesma linha estarem na posição "fechado". Pelo menos um dos dispositivos de retorno deve estar "aberto" de modo que a água aspirada volte para a piscina.

Observe também as orientações quanto a posição da chave do filtro. Caso você aspire filtrando, lembre-se de proceder com a limpeza da areia do filtro conforme orientação do fabricante.

A aspiração deve ser realizada lentamente para a sujeira decantada não volte a ficar em suspensão na água. Preste atenção aos cantos da piscina pois são locais onde geralmente a sujeira costuma acumular mais facilmente e em maior quantidade.

Quando finalizar a aspiração tome cuidado ao remover a mangueira do dispositivo de aspiração pois parte da sujeira pode ter ficado retida dentro da mangueira e cair novamente dentro da piscina.


Passo 6: Aplicação do cloro




cloracao aplicacao cloro piscina tratamento agua

Até agora realizamos a limpeza física da piscina. Porém nem toda a sujeira da piscina é visível aos olhos.

O cloro específico para o tratamento da piscina funciona como um desinfetante da água. Ele possui função bactericida, germicida e fungicida e é indispensável para que a piscina tenha uma água em condições de banho.

Leia atentamente o rótulo do produto e siga corretamente a orientação do fabricante em relação a quantidade e modo de aplicação do cloro em sua piscina.

Lembre-se que cloro granulado sem diluição prévia em água ou pastilhas de cloro jogadas diretamente na piscina podem manchar e danificar revestimentos como o vinil e a fibra. 



Para mais informações consulte nosso departamento técnico/comercial pelo telefone (11) 2606-5667 ou pelo site www.campestrepiscinas.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas