Dicas para quem quer construir uma piscina em casa



 Dicas para quem quer construir uma piscina em casa

 

 1-   Quais são as principais dicas para quem quer construir uma piscina em casa?




É imprescindível contratar uma empresa séria, com conhecimento técnico suficiente, registrada no CREA (obrigatório para empresas de construção civil), com engenheiro responsável também registrado no CREA (obrigatório para exercer a profissão), de preferência que seja filiada a ANAPP e que possua uma boa estrutura - itens que asseguram as garantias mínimas contratuais e o direito do consumidor.



Em segundo lugar fugir do "faça você mesmo" e do pedreiro que sabe fazer piscina. Na primeira situação a pessoa não tem conhecimento suficiente e vai acabar ficando apenas com um buraco em seu quintal. No segundo caso o profissional até pode saber construir porém não haverá garantia alguma do serviço caso seja mal executado e isso se ele terminar a obra porque recebemos muitas solicitações de pessoas com obras abandonadas as quais não podemos assumir porque não podemos garantir o serviço executado por terceiros.



Imaginando o seguinte caso: devido ao tipo de terreno a obra precisa de reforço estrutural e o pedreiro não executa mas constrói as paredes da piscina e abandona a obra. A campestre assume para concluir a hidráulica a impermeabilização e o revestimento. Em 6 meses ocorre uma acomodação do terreno, a estrutura não suporta e racha. Quem será acionado devido a esse problema? Óbvio que a Campestre e não o pedreiro que sumiu sem deixar vestígios.



2-   Quanto tempo, em média, leva a construção de uma piscina?




60 dias se tudo correr dentro da normalidade pois excesso de chuvas ou atrasos por parte de fornecedores podem aumentar esse prazo.



3-   Quanto custa normalmente a construção de uma?




Na Campestre Piscinas cobramos por metro quadrado de área construída. Varia das menores para as maiores mas em média entre R$600,00 e R$700,00.



4-   Quantos profissionais são envolvidos normalmente para a construção de uma piscina?




Em obra em média de 4 a 6 pessoas dependendo do tamanho da obra. No escritório mais umas 2 pessoas envolvidas diretamente com a obra.



5-   Quais são os materiais disponíveis para a construção de piscinas e quais critérios devem ser analisadas na escolha deles?




As piscinas de concreto armado são construídas com blocos de material cimentício, malha de ferro dupla, concreto usinado, argamassa, impermeabilizante, revestimento, peças de acabamento, equipamentos para recirculação e filtragem, rede hidráulica e elétrica e acessórios opcionais tais como produtos para iluminação, aquecimento e tratamento automatizado, por exemplo.



A qualidade do material empregado e dos opcionais vai determinar se o resultado final é satisfatório ou se a piscina vai se tornar uma dor de cabeça eterna. Escolher bons fornecedores e obter respaldo em marcas consagradas do mercado são as estratégias da Campestre Piscinas.



6-   O que deve ser levado em conta ao planejar a piscina?




Em primeiro lugar o terreno onde a piscina será construída: se é aterro, barranco, se tem presença de lençol freático ou se é muito arenoso, se tem muitas pedras, em fim, a estrutura é autoportante mas sua construção vai depender do terreno onde ele estará apoiada, sempre.



7-   Quais devem ser os cuidados com o preparo do terreno?




O ideal é fazer uma sondagem prévia que vai determinar a composição do solo. Mas essa análise geralmente é feita durante a escavação, no momento em que já está demarcada a piscina e começam os trabalhos de construção.



8-   Como é feita a construção da piscina? Pode indicar passo a passo todas as etapas da obra?




1)     Demarcação

2)     Escavação

3)     Acerto de escavação

4)     Fôrma externa

5)     Ferragem de fundo e reforço estrutural caso necessário

6)     Concretagem de fundo

7)     Ferragem da parede

8)     Fôrma interna

9)     Concretagem da parede

10)  Impermeabilização

a)    A impermeabilização segue os seguintes passos:

i)      Regularização da superfície dos blocos com argamassa comum;

ii)     Chapisco com argamassa e componentes hidrófugos e aglutinantes;

iii)    Reboco com argamassa e componentes hidrófugos e aglutinantes;

iv)    Aplicação de duas a quatro demãos cruzadas de impermeabilizante líquido próprio para construção civil;

v)     Em alguns casos pode ser aplicada tela junto da impermeabilização para reforçá-la;

11)  Instalação de acessórios/tubulação

12)  Revestimento da parede

13)  Revestimento do fundo

14)  Revestimento externo

15)  Instalação dos equipamentos de recirculação e filtragem e dos opcionais caso estejam contemplado no projeto

16)  Entrega da obra com orientações gerais de funcionamento ao proprietário

 

Preparamos um vídeo com um minuto de duração que mostra a obra, do projeto a execução:






9-   Quais são os principais cuidados com a manutenção da piscina?




Recebemos muitas consultas de pessoas que iniciaram a tratar de suas piscinas mas que no final, ou por falta de tempo ou pelo trabalho, que é considerável, acabam buscando indicação de profissionais para realizar o serviço. Na Campestre Piscinas orientamos que o ideal é contratar um profissional especializado para tratar de sua piscina com regularidade. Em períodos de uso intenso a manutenção deve ser diária, em períodos de pouco uso uma vez por semana é mais do que suficiente. O importante é nunca deixar a piscina sem água ou sem tratamento.



10- Gostaria de dizer algo mais sobre o assunto?




Deixamos como mensagem final a seguinte frase: "A qualidade do serviço que você recebe depende da qualidade do profissional que você contrata."





Em caso de dúvidas ou sugestões entre em contato com nossos consultores pelo telefone (11) 2606-5667 ou através do site www.campestrepiscinas.com.br



Comentários

Postagens mais visitadas