Diferenças entre Piscinas - Alvenaria






1.               PISCINAS DE ALVENARIA

1.1.                  O PROJETO

Aparentemente muito semelhante a uma piscina de concreto armado devido ao acabamento muitas vezes ser o mesmo, a principal diferença está na estrutura. E o que vai determinar se é possível construir uma piscina em alvenaria será o terreno pois a presença de lençol freático, aterro, grandes aclives ou declives faz com que seja preciso a execução de reforço estrutural o que pode elevar em muito o custo e inviabilizar o projeto.

1.2.                  O LOCAL

As piscinas de alvenaria não podem ser instaladas em qualquer terreno, como vimos anteriormente, sem a execução de reforços em sua estrutura. Por isso é importante contratar uma empresa com profissionais habilitados registrados no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) para analisar o solo e determinar qual deve ser o tipo de estrutura e fundações que deverão ser executadas antes de iniciar sua obra.

1.3.                  A ESTRUTURA

As paredes são executadas em alvenaria simples sustentada por colunas e vigas (como se fosse um muro de divisa), rebocado e alisado e o fundo em contra piso de concreto com malha simples.
É muito importante que o terreno seja firme e plano, para que o custo da estrutura seja baixo, porque esta estrutura depende do apoio do terreno.

diferenca piscina alvenaria
 

NOTA:



A estrutura de uma piscina de alvenaria deve ser calculada por profissionais capacitados, nunca por lojistas ou por empreiteiros.

1.4.                  O REVESTIMENTO

Após a impermeabilização da estrutura é aplicado azulejo ou pastilhas.

1.5.                  DURABILIDADE

Vai depender muito do terreno e da manutenção que a piscinas receber.

1.6.                  VAZAMENTOS

Podem ocorrer rachaduras na estrutura devido a acomodação do terreno e isso casará grandes transtornos com vazamentos.

1.7.                  MANUTENÇÃO

A mesma necessária em uma piscina de concreto armado.

1.8.                  AQUECIMENTO

Aceita os mesmos que uma piscina de concreto armado.

1.9.                  TEMPO DE INSTALAÇÃO

40 dias a contar do início dos trabalhos.

LEMBRE-SE:



A diferença entre uma piscina de alvenaria e uma piscina de concreto armado é a resistência estrutural. A piscina de alvenaria é menos resistente a acomodações do terreno do que a de concreto armado.

Comentários

Postagens mais visitadas