Como reformar a piscina

Quer saber como reformar sua piscina?

Veja a renovação que a Campestre Piscinas e Paisagismo proporcionou a essa área de lazer e surpreenda-se!


Inicialmente o cliente possuía em sua área de lazer uma piscina de fibra que já estava bastante desgastada. Como a casa estava em reforma, ele aproveitou para renovar a área de lazer e a Campestre Piscinas foi chamada para projetar, planejar e executar a reforma da piscina.

Veja a piscina antes e o depois da reforma:

Antes

Depois

Piscina de concreto armado revestida com azulejos
Piscina de fibra bastante desgastada
Piscina de concreto armado revestida com azulejos
Piscina de concreto armado e azulejos


A opção mais interessante foi a remoção da velha piscina de fibra e a construção de uma piscina de concreto armado revestida com azulejos. 

Para efeito didático dividimos essa obra de reforma em 10 passo, mas esse numero pode variar para mais ou para menos, conforme desejarmos ser mais ou menos detalhistas.

Acompanhe agora o passo a passo da obra e veja como ocorre uma reforma da área de lazer.

10 passos para reformar sua piscina

Passo 1 - Avaliação

Piscina de fibra antes da reforma
Pela imagem ao lado é possível ver que a piscina de fibra existente no local estava bastante desgastada, com a pintura desbotada e que não possuía nenhum diferencia, como uma piscina infantil, por exemplo.
Aliás, como o proprietário da piscina tem filhos pequenos, a sugestão de nossa consultora de vendas, Andrea Sanches, foi a criação de uma área infantil dentro do espaço da piscina.

Passo 2 - Escavação

Escavação do local para construção da piscina em concreto armadoO primeiro passo foi a remoção da piscina de fibra que existia no local e a escavação de acordo com as dimensões necessárias a construção da nova piscina em concreto armado.

Passo 3 - Acerto da escavação

Acerto de escavação da piscinaApós a escavação inicial é realizado o acerto da escavação para regularizar o local da construção.

Passo 4 - Forma externa

Forma externa da piscina executada com blocosA próxima etapa consiste na execução da forma externa que vai conter o concreto e sua armação. Essa forma pode ser executada tanto com chapisco do barranco quanto com uma parede de blocos e argamassa.

Passo 5 - Armação

Armação com malha de ferro duplaApós a execução da forma externa chega o momento de adicionar a armação que na Campestre Piscinas é executada em malha de ferro dupla para conferir maior resistência ao concreto.
Armação das paredes da piscinaNa foto ao lado você pode ver os detalhes de como é executada a armação das paredes.

Passo 6 - Concreto de fundo

Concretagem do fundo da piscinaO fundo da piscina é concretado antes do próximo passo para que, ao final do construção, as paredes e o fundo formem uma peça única de concreto ao estilo monobloco e é isso que, juntamente com a armação com ferragem dupla garante a integridade e a durabilidade da piscina por anos em relação a outros modelos construtivos como a alvenaria estrutural, por exemplo.

Passo 7 - Forma interna

Forma interna em blocos para piscinaApós a concretagem do fundo é executada a forma interna com blocos. Essa forma tem a finalidade de conter o concreto e dar suporte para a impermeabilização interna da piscina bem como para a aplicação do revestimento, que nesse caso foi em azulejos.
Forma interna da piscina
Após a execução da forma interna a ferragem das paredes está encapsulada e pronta para receber o concreto. A parede é chapiscada como forma de prepará-la para a aplicação da camada impermeabilizante.
Em alguns casos é necessário a utilização de escoras que vão proporcionar maior estabilidade da parede no momento da concretagem da parede.

Passo 8 - Concretagem da parede

Concretagem da parede da piscinaNessa fase da obra a parede é cuidadosamente concretada de maneira que não fiquem espaços vazios e que ocorra uma perfeita interação entre o concreto da parede e o do fundo da piscina.

Passo 9 - Impermeabilização

Impermeabilização da piscina
Essa é a fase mais importante na construção de uma piscina em concreto armado pois é ela que garante a perfeita estanqueidade da piscina. Embora não tenhamos citado, é importante comentar que após a cura do concreto das paredes e imediatamente antes dessa fase, é feita a instalação hidráulica da piscina. A correta impermeabilização dos pontos onde a hidráulica foi chumbada a parede garante que sua piscina não terá vazamentos.

Passo 10 - Revestimento

Revestimento da piscina
Nessa fase o revestimento interno da piscina é finalmente aplicado, bem como todos os detalhes de acabamento são aplicados.
Após essa fase é executada a montagem da casa de máquinas e as ligações hidráulicas e elétricas são executadas e testadas para garantir o funcionamento perfeito da piscina.
Finalmente a piscina pode ser preenchida com água apropriada e obra é entregue ao proprietário que recebe orientações sobre o funcionamento da piscina.

Considerações finais

Com os dez passos anteriores demonstramos como ocorre o processo de reforma de uma área de lazer com uma piscina de fibra bastante desgastada para uma área de lazer novinha em folha e que atenda aos moradores da residência em sua totalidade.

Se você também deseja renovar sua área de lazer, entre em contato com a Campestre Piscinas pelo telefone (11) 2606-5667 ou através do site www.campestrepiscinas.com.br e solicite um orçamento e uma visita de nossos consultores comerciais, eles vão até você, é grátis!

Comentários

Postagens mais visitadas